domingo, 25 de setembro de 2011

Chanel (1883-1971) Década de 20



                         Chanel (1883-1971)



Gabrielle Bonheur Chanel foi uma criança pobre, sua mãe morreu quando ela tinha apenas seis anos, então ela e sua irmã chegaram a morar em orfanato. Chanel para ganhar a vida em 1905 passou a cantar em um café, onde passou a usar o nome de Coco. Uma mulher cheia de caprichos, talentosa, ousada e de um temperamento forte.






Em 1910 abriu uma chapelaria com a ajuda financeira do seu amante militar rico. Depois ela conhece Boy que também foi o seu amante e ele a ajudou a abrir a sua loja de roupas.
Ela foi muito além do seu tempo, quando começou a usar roupas que pertenciam antes apenas ao vestuário masculino. Inteligente e grande marketeira,divulgou a sua marca como poucos souberam fazer. Teve uma grande sacada, porque, a mulher daquele tempo estava começando a trabalhar e ocupar funções diferentes,onde, era necessário usar roupas mais confortáveis, então, ela passa a
usar o jérsei de lã e resolve diminuir a altura das saias, tornando-as mais curtas. 

Em 1922 ela cria o perfume Chanel nº5, que foi um grande sucesso e continua sendo um grande sucesso da marca. Outro grande marco da sua grife foi a bolsa de matelassê com corrente dourada, lançada em 1929, que foi chamada de “2,55”, primorosa também pela utilidade de cada divisória, dizem que ela lançou esse modelo, porque, esqueceu sua bolsa de mão por diversas vezes. 


Ela conheceu o duque de Westminster em 1924, considerado o homem mais rico da Inglaterra, e através dele ela conheceu o tweed, que lhe rendeu uma coleção de 130 modelos em 1932, todos em tweed. Eles ficaram juntos por seis anos. 
Em 1957, mostra mais uma vez porque veio pra ficar, como ela mesma disse:
A moda passa. O estilo permanece.




O tailleur Chanel cardigã sem gola em tweed, lançado em 1957, que é a sua marca registrada até os dias atuais. O vestido preto e os colares de pérolas (falsas), mais uma de suas manias, adorava acessórios, por isso, colocava vários colares, sendo a primeira a introduzir bijouterias na moda. O rei dos animais, o leão, símbolo do seu signo e da cidade de Veneza, esteve presente em diversos produtos da sua marca, já virou broche, brinco e até botão da Maison Chanel.


Coco Chanel era uma mulher solitária e de poucas amizades, dentre elas posso citar  Misia Sert. Na sua velhice, tornou-se uma senhora ranzinza, por isso, seus amigos eram quase raros.
Deixo vocês com mais essa pérola da nossa inesquecível Chanel:

A moda morre nova. É isso que torna grave a sua leviandade.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário