domingo, 25 de setembro de 2011

Elsa Schiaparelli (1912-1973) Década de 30



Elsa Schiaparelli (1912-1973)

Essa mulher chocante nasceu em Roma, Itália em 1890, sua família pertencia à burguesia e o seu avô era o famoso astrônomo Giovanni Schiaparelli, foi ele quem descobriu os canais de Marte.  Ela desde jovem já demonstrava atitudes avançadas, quando ela foi estudar filosofia na Suíça e também em Londres, nesse período lança um livro de poemas eróticos, fato que deixa a sua família desconcertada, afinal eram conservadores e por isso, mandam a Schiap para um convento, afff, coitada!  Quando estava em Londres ela conhece o seu futuro marido o Conde Willy de Kerlor, que era filósofo e jogador, mas Schiap não teve sucesso nesse casamento, que durou pouco, ele a abandonou quando eles estavam morando nos Estados Unidos em 1919, o que a levou a necessitar trabalhar, afinal dessa união nasceu uma filha chamada Maria Luisa Yvonne Radha de Kerlor, mais conhecida por Gogo Schiaparelli, e essa filha lhe dá uma neta, que se tornou atriz, chama-se Marisa Berenson. 



Elsa era uma pessoa muito ligada às artes em geral, ela era escultora e pintora também, quando retornou a França por influencia de seus amigos dadaístas Gabrielle e Francis Picabia, ela aprende a desenhar, ela fazia tricôs e por incentivo do amigo Poiret ela abre a sua primeira loja em 1929, no início ela não fugiu aos padrões da época e laçou um vestido preto com um laço bordado que dava a impressão tridimensional, técnica conhecida como trompel’oeil. 




Em 1930 ela entra para a alta costura com um vestido de noite combinando com o casaco curto, parecido com smoking. Apresentou também casacos compridos para a noite, semelhantes aos sobretudos.  Para Elsa a moda não poderia nunca ficar desassociada da evolução das artes plásticas, principalmente da pintura, ela possuía um leque de amizades com vários artistas, dentre eles: Marcel Duchamp, Picabia, Man Ray, Stieglitz, Jean Cocteau, Christian Bérard e Salvador Dalí.
Inovou em muitas coisas, tanto na paleta de cores como no uso de materiais diferentes e alguns sintéticos como o celofane.
Dentre as suas inovações temos a manga pagode, que foi inspirada na moda egípcia, usava também ombros largos, foi a primeira a colocar em desfile de moda roupas com fechos-éclair coloridos, usados mais para ornamentar as roupas. Usava e abusava de cores fortes, o que fazia com que demonstrasse um efeito teatral. Era um estilo único, excêntrico, surpreendente, luxuoso, exótico, algo nunca visto antes. Sua maior concorrente era Chanel que possuía um estilo antagônico ao de Schiap. 




As influências de Elsa eram do movimento Dadá, que buscavam novas idéias, novos materiais e a ausência completa de regras, porém, a sua maior fonte de inspiração, onde ela se encontrou realmente, foi no movimento Surrealista, de onde surgiram diversas parcerias, e a sua maior parceria foi com o pintor Salvador Dali.  
 Eles protagonizaram várias criações, que ficaram marcadas para sempre no mundo fashion, dentre elas: o chapéu sapato, a bolsa telefone, o tailleur-escrivaninha, o vestido lagosta e o famosíssimo vestido skeleton, que possuía enchimentos que simulavam os ossos em 1938.
Tailleur-Escrivaninha



                                                   Vestido Lagosta

                                                 Vestido Skeleton



Criou cores inéditas e audaciosas como o azul gelo, o verde musgo, o amarelo solar dourado, o rosa lavanda, e a cor que surgiu especialmente para a moda em 1936 e tornou-se a sua marca registrada, o rosa choque, que era o resultado de tons de rosa com margenta.                                                                        Fonte: Patrícia Douat



Elsa utilizava muito o bordado nas suas criações e tecidos como o crepe e a seda, peles tingidas, colocava cadeados nos casacos e os botões de suas roupas eram um diferencial a parte, verdadeiras obras de arte.


Seu primeiro perfume lançado em 1934 foi chamado de Salut em 1938 lançou o que ficaria o mais famoso de todos os seus perfumes conhecido por Schocking, fazendo referência a sua cor. Dali desenha o frasco de outro perfume da sua marca denominado de Roy Soleil em 1946.





Além de roupas e perfumes, Schiap também lançou jóias, cosméticos, langerie e até uma linha de frasqueiras.


Passaram pelo seu ateliê alguns estilistas famosos, Hubert Givenchy e Pierre Cardin. Schiap fecha a sua maison em 1954 e em seguida publica seu livro de memórias de nome: “ Schoking Life ”.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário