domingo, 25 de setembro de 2011

Paul Poiret (1879-1944)

Paul Poiret (1879-1944)
Pessoas gravem esse nome, considerado o primeiro designer do século, também conhecido como: O Rei da Moda nasceu em 1879, filho de comerciante de tecidos, trabalhou com Jacques Doucet e depois com Worth, essa mente criativa abre sua Maison em 1903.  Casou em 1905 com Denise Boulet, tornando-se a sua musa inspiradora. Em 1906 causa uma mudança radical na moda, afrouxando a silhueta feminina, mudando a marcação da cintura para abaixo do busto, onde aboliu o uso do espartilho, criando assim o sutien. Lança a saia travada e a saia abajur em 1912. 




Buscava inspirações no oriente e lançou na moda o uso de turbantes e de calças odaliscas, e as mulheres que usavam essas calças eram consideradas ousadas para a época. Não sei quem se lembra do personagem Lion dos Thundercats??rsrsrsr, quem foi criança na década de 80 deve lembrar, enfim, o Poiret era tipo o Lion, tinha a visão além do alcance, mesmo sem possuir a espada justiceira, porque, ele foi o primeiro a lançar um perfume, fazendo a ligação da sua marca com esse ramo, o que depois se tornou um padrão entre os estilistas, o seu perfume foi chamado de “Rosine”, que era o nome da sua filha, na sua loja havia uma variedade de produtos, além dos vestidos é claro, as pessoas poderiam comprar também perfumes, artigos para decoração e móveis.  Era um apaixonado por pinturas e trouxe essa influência das cores vivas dos fauvistas para as suas criações, ele também chamou vários nomes da arte que se destacavam na sua época para criar estampas exclusivas para ele.

Depois que surgiu Chanel com suas cores sóbrias, Poiret foi perdendo espaço, pois a sua moda era completamente oposta a de Chanel, a quem ele denominava de “moda pobre”.
Infelizmente ele terminou afundando em dívidas, morreu pobre e esquecido em 1944.
Concluo com essa frase dita pelo Poiret e algumas  imagens de roupas de estilistas que se inspiraram nesse grande nome da moda para compor suas coleções.
Vestir uma mulher não é cobri-la com ornamentos, mas sim sublinhar o significado de seu corpo e realçá-lo, envolver a natureza em um contorno capaz de acentuar sua graça” . Paul Poiret

Coleções Inspiradas no estilo Poiret

John Galliano-2009



Louis Vuitton -2011






Nenhum comentário:

Postar um comentário